Avaliação - Biketreino Biomecânica

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Serviços
Avaliação e correcção postural de ciclistas, nas vertentes de Estrada, BTT, Contra-relógio e Triatlo:

Avaliação postural do ciclista e posterior ajuste da bicicleta considerando as suas características morfológicas, biomecânicas e fisiológicas, tendo como objectivos a prevenção de lesões e harmonia do ciclista.

A Avaliação Biomecânica 3D é uma evolução tecnológica e científica do Bikefit convencional (ou estático, já que analisa o ciclista parado sobre a bicicleta) pois utiliza câmaras de infravermelhos tridimensionais para captar os movimentos do ciclista durante a pedalada; produzindo uma análise dinâmica e mais próxima da realidade do sistema músculo-esquelético durante o desporto. Auxiliado por um rolo de treino, o sistema pode captar e registar as alterações de posicionamento que ocorrem durante o aumento de carga e esforço, o que fica impraticável com a técnica estática.

Esta avaliação tem por objectivo ajustar a bicicleta ao ciclista, optimizando o conforto e o desempenho e prevenindo a ocorrência de lesões músculo-esqueléticas decorrentes de uma postura inadequada sobre a bicicleta. Os benefícios dos ajustes são notórios e muitos ciclistas conseguem perceber melhoras significativas antes do término dos mesmos.

Ter a sua bicicleta equipada e ajustada correcta e especificamente para si é uma das coisas mais importantes, senão a mais importante, que poderá fazer enquanto ciclista. Se é um atleta de estrada, contra-relógio, pista, btt, triatleta ou duatleta, poderá beneficiar de uma avaliação correcta.
ETAPAS DA AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA

1. Anamnese ou "entrevista" inicial;
2. Avaliação músculo-esquelética;
3. Colocação dos sensores LED, em 8 pontos estratégicos do ciclista;
4. Digitalização da bicicleta dinâmica, através do Zin que permite a rápida medição com precisão sub-milimétrica;
5. Avaliação postural do atleta enquanto pedala sob várias intensidades;
6. Avaliação e ajuste dos cleats;
7. Recolha de dados tridimensionais de todos os movimentos do atleta enquanto pedala;
8. Correcção postural de acordo com a individualidade morfológica do atleta;
9. Nova digitalização da bicicleta, já com as alteraçõese ajustes realizados durante o processo de avaliação;
10. Elaboração do relatório final que incluí perfil pessoal do atleta, avaliação músculo-esquelética, ajustes realizados, medições finais da sua bicicleta e posição final do atleta.
GERAL@BIKETREINO.PT
MORADA
Estádio Cidade de Barcelos,
Bancada Sul
4750-783 Barcelos
253 823 190
911 560 328

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal